Oque realmente é Visual Kei?

Eu tinha falado no post de J-Rock que eu tinha feito, que iria postar aqui sobre uma coisa que era relacionada a J-Rock, e o post de hoje vai ser sobre Visual Kei!


Claro que algum de vcs devem ter ouvido falar sobre "Visual Kei", ou até mesmo se perguntado oque isso é, pra isso eu vim fazer um post explicando para quem é iniciante!


Visual kei ("visual kei/bijuaru kei", "linhagem visual" ou "estilo visual"), ou Visual Rock, é um movimento musical Screamo-Asiático que surgiu no Japão na década de 19801 .
Consiste na mistura de diversas vertentes musicais do rock (como metal e punk) e, muitas vezes, uso de instrumentos relacionados à música clássica, tais como violino, violoncelo, órgão, cravo e piano (exemplo de bandas que utilizam esta influência seriam MALICE MIZER, Moi dix Mois, Sito Magus e Versailles). Uma das peculiaridades desse movimento é a ênfase na aparência de seus artistas, muitas vezes extravagante, outras vezes mais leve, mas quase sempre misturada com a androginia, e shows chamativos. No visual kei a música anda sempre ao lado da imagem e vice-versa.
Algumas bandas consideradas pioneiras do visual kei são, X JAPAN,D, D’ERLANGER, NIGHTMARE , DEAD END, BUCK-TICK, Kamaitachi e COLOR. O movimento teve seu auge em meados da década de 1990, quando bandas como BUCK-TICK, X JAPAN, LUNA SEA, Kuroyume, MALICE MIZER, SHAZNA e outras conquistaram o público e o mercado japonês. Mais tarde, durante os anos 2000, bandas como the GazettE, Nightmare, Moi dix Mois, D'espairsRay, BLOOD, Art Cube, Kagerou, Kagrra,, Onmyo-Za e Alice Nine iniciaram campanhas oficiais na Europa e em alguns países das Américas, lugares onde hoje em dia também já existe uma base sólida de fãs do movimento.
O visual kei sempre foi um movimento dinâmico e com o tempo foi ganhando variadas vertentes.



A música no visual kei: Apesar de ser um termo a princípio referente à imagem das bandas, "visual kei" pode referir-se também à música das mesmas , uma vez que várias delas produzem ou produziram músicas de sonoridades que não se encaixam em outros rótulos existentes.
Algumas das sonoridades clássicas do visual kei teriam se caracterizado entre as décadas de 1980 e 1990, consolidando-se na última. Tais sonoridades teriam sofrido influências de estilos musicais como hard rock, punk rock, pós-punk, ska, etc e incluem características, entre outras.


Gêneros parecidos: Oshare kei  significa janotismo que é excessivo rigor ou luxo no trajar; apuro; ostentação. Geralmente os integrantes de bandas ditas Oshare muito raramente utilizam "costumes", vestem antes roupas de várias marcas de street fashion japonesas como H.Naoto, Sex Pot Revenge etc... Como os An Cafe por exemplo. Oshare Kei apenas como um modo de fazer Visual Kei, pois como podes ver o conceito de uma banda Oshare em termos de visual converge com uma banda de Visual, pois ambos expressam-se através de visuais.
Estilo de música japonesa (Jrock) na qual os cantores se vestem de maneira extravagante e com muitos enfeites. Ex: Charlotte, Antic Cafe, Shelly Trip Realize, Delphinium, Vinett, SuG, etc.



E então vcs já ouviram falar sobre esse estilo Visual kei? E oque vcs acham sobre esse estilo? Espero que tenham gostado do post e até a próxima!

Bjs: Jeny


4 comentários:

  1. Eu amo o Visual Kei na verdade amo muito mais o Visual Kei do que o Kpop, eles são muito massa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até que o visual é bem legal mas eu prefiro mais as músicas!

      Excluir
  2. eu gosto um pouco de visual kei, na vdd gosto mais das musicas não muito do visual^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A eu achava que era a unica! Também prefiro mais as músicas.

      Excluir